
TCC – Saúde Mental
Terapia Cognitivo-Comportamental / TCC
A terapia cognitivo-comportamental, ou simplesmente TCC, é uma abordagem da psicoterapia que tem como foco entender a maneira como cada pessoa interpreta os acontecimentos, ou seja, concentra-se em identificar como você enxerga, pensa ou sente as situações.
Seu principal objetivo é encontrar padrões de comportamento, compreensão, crenças e hábitos que originam os problemas para, depois, buscar formas de alterar essas percepções de maneira positiva.
É uma terapia que se aprofunda na fala do paciente e este é o motivo pelo qual as mudanças costumam ser efetivas e duradouras: por meio da comunicação, o terapeuta vai entendendo e identificando as concepções equivocadas e, em cima de cada uma delas, encontra mudanças que possibilitam uma boa adaptação à realidade.
Como funciona a terapia cognitiva comportamental
Tem como principal objetivo corrigir os pensamentos distorcidos e aliviar os sintomas depressivos, de forma sócio educativa, direcionando o paciente a compreender seu estado emocional, facilitando as tomadas de decisões, direcionando para a conquistas de novos desafios. Na compreensão dos efeitos qual os transtornos causam na vida, promove as habilidades para lidar com as situações indesejáveis, em sua reinterpretação, levando a resultados positivos.
Identificando as distorções cognitivas, auxiliando a reconhecê-las para que possam substituir suas visões negativas do seu processo emocional por habilidades positivas.
O que pode ser tratado
É indicada para todas as pessoas, em vários âmbitos da vida. No tratamento dos transtornos como TOC, ansiedade, depressão, depressão mórbida, depressão pós-parto, bipolaridade, fobias, traumas, dependência química, transtornos alimentares, escolhas profissionais, luto, separações, perdas, desenvolvimento pessoal, dificuldade no relacionamento, dificuldade na adolescência e crise da maturidade.
Auxiliando o empoderamento do paciente em:
- Ter autonomia para compreender e distinguir a realidade de seus pensamentos negativos.
- Clareza de seus pensamentos e sentimentos, de forma fluidifica e vital.
- Conquistar a habilidade para interromper seus processos internos negativos.
- Ter instrumentos para que possa auxiliar a si, num momento de crise.